
Objetivos e Ideias
O projeto Bem Me Quer Paquetá se apresenta como exemplo e modelo de atividade de revitalização cultural e social para a ilha, que respeita, preserva e trabalha seu patrimônio e identidade como matéria-prima básica, que pratica o desenvolvimento sustentável, que promove a inserção social e cultural e que tem as crianças e a comunidade com atores e beneficiários.
O projeto mantém seus ideais de estimular as práticas cidadãs, das crianças e da comunidade, busca aumentar o leque de colaboradores e responsáveis pelo seu sucesso, promove a preservação da memória da Ilha e a democratização de informações sobre o bairro, sua história e vida cultural, destacando a importância da preservação do patrimônio arquitetônico e paisagístico da APAC Paquetá – Área de Preservação do Ambiente Cultural e áreas relacionadas como a Baía de Guanabara e cumpre importante papel de resgate do orgulho e autoestima das crianças e de toda a comunidade.
Pedagogia
Objetivos específicos
Oferecer formação/capacitação cultural, musical e artística às crianças da Ilha de Paquetá, principalmente os alunos das escolas municipais Pedro Bruno e Joaquim Manoel de Macedo, através de núcleos técnicos diversos.
Criar oportunidades para que se evite a perda de talentos e vocações, diminuindo a falta de perspectivas nos jovens, preparando-os para exercer atividades culturais e artísticas geradoras de trabalho e renda.
Criar produtos musicais, artísticos e culturais que consolidem e perpetuem o trabalho e projetem o nome das instituições apoiadoras, parceiras e patrocinadores.
Criar novos atrativos culturais e artísticos que se insiram no quadro de revitalização turística da Ilha de Paquetá e possam ser oferecidos aos visitantes.
Projetar o nome de Paquetá fora da Ilha, de forma positiva e destacando sua rica identidade, incentivando o turismo que por sua vez é uma atividade revitalizadora para toda a comunidade, suas instituições, comércio e prestadores de serviços.
Pesquisar, coletar, organizar e disponibilizar acervo relativo à história e identidade cultural da Ilha de Paquetá, principalmente relativo ao tema sendo tratado.
Criar mecanismos de participação da comunidade e suas instituições (além dos pais e responsáveis) no desenvolvimento do projeto, ampliando o leque de responsabilidades no seu sucesso.
Geração de empregos diretos e indiretos e qualificação dessa mão de obra no sentido da integração aos ideais do projeto.
Criar bases sólidas para que se formem grupos artísticos na comunidade, que possam gradualmente se desvincular do projeto e ter vida própria.
A situação de isolamento geográfico da Ilha dificulta o acesso da criança paquetaense ao Rio de Janeiro continente.
As características da Ilha de tranquilidade, tamanho, isolamento geográfico e o amplo diálogo entre os segmentos sociais, estimulam e facilitam a implantação, monitoração e sucesso do projeto. O projeto viabiliza e estimula a solidariedade e o estabelecimento de parcerias.
O projeto vem há quase duas décadas cumprindo com sucesso seu papel social e cultural.
Os Núcleos de Capacitação
O projeto é aberto a qualquer criança e jovem da comunidade de Paquetá a partir de 10 meses e as atividades são gratuitas, aceitando doações.
Todos os novos alunos passam por um período inicial de musicalização e percepção musical, assim como, oficinas para desenvolvimento da coordenação motora e expressão corporal.
As crianças têm liberdade para participar de diversos núcleos técnicos e ao longo do ano vai se definindo a aptidão e interesse da criança, e sua formação é direcionada para a atividade artística específica. A flauta-doce é utilizada como instrumento básico na musicalização, por sua facilidade para compreensão e manuseio mesmo para as crianças mais novas. O projeto oferece opções de instrumentos de orquestra e as crianças progridem também para o instrumento de sua escolha e aptidão.
O processo de capacitação vai além do ensino de um instrumento musical. Objetivamos permitir à criança ter acesso a um painel de linguagens e novos universos artísticos e culturais, onde ela possa desenvolver sua criatividade, potencial artístico, trabalhar em equipe, vislumbrar oportunidades profissionais. É amplamente valorizado o trabalho coletivo e associativo
Núcleos de Música
Musicalização / Percepção musical / Flauta doce, soprano, contralto, tenor e baixo / Flauta transversa / Clarineta / Oboé / Fagote / Violino / Violoncelo / Contrabaixo / Canto coral / Piano / Percussão
Núcleo Criança Cidadã
O sucesso do projeto depende também da sua capacidade de fazer a criança se sentir parte de sua comunidade e de seu universo histórico cultural. Paquetá é uma APAC – Área de Preservação do Ambiente Cultural, com raro acervo arquitetônico e paisagístico, lendas e história rica em eventos que marcaram a vida da nação e do Rio de Janeiro.
A criança e a comunidade se identificam com esse universo e passam a ser parte do processo de preservação e vivência dessa identidade.
Preparação do Espetáculo
Paralelamente ao trabalho dos núcleos temos o processo de preparação da apresentação de final de ano:
Pesquisa sobre o tema / Elaboração de roteiro do espetáculo / Elaboração de libreto / Composição da obra musical / Figurinos / Cenas / Cenários e Adereços.
Histórico de Montagens
O projeto teve início em 1999 com as atividades de musicalização e iniciação artística da Casa de Artes Paquetá. Ao longo dos anos diversos núcleos foram sendo criados e vários espetáculos já foram montados:
Equipe do Projeto
Apresentamos a seguir o núcleo de formação do projeto.
Entretanto, nossa equipe varia em função de patrocínio e de cada apresentação e já tivemos a oportunidade e a honra de trabalhar com profissionais como Edino Krieger, João Guilherme Ripper, Tim Rescala, Villani Côrtes, Ruth Staerke, Lício Bruno, Hugo Pielger… Além da contratação de figurinistas, iluminadores, cenógrafos, programadores visuais, assessores de imprensa e diversos profissionais relacionados à economia criativa em Paquetá.