A Orquestra Jovem Paquetá é resultado do trabalho contínuo de formação em música de concerto do projeto Bem Me Quer Paquetá, desenvolvido pela Casa de Artes Paquetá desde 1999.
Ao longo dos anos, os pequenos Flautistas de Paquetá, como eram originalmente chamados, foram ganhando novos naipes e novos mestres, com diversos núcleos que funcionam ao longo do ano, promovendo a prática de música de câmara e orquestral.
De mansinho, nossa orquestra foi ocupando seu espaço na cena cultural da cidade, com sonoridade própria, reconhecida pelos amantes da boa música e encantando seu público com sua linguagem cênica original, se tornando um corpo musical estável de nossa cidade.
A OJP participa de espetáculos temáticos do Projeto Bem Me Quer Paquetá, em que compositores e libretistas convidados criam uma obra relacionada à história e à identidade da ilha de Paquetá. São muitos os que se dedicaram a essa orquestra de iniciados amantes da música de concerto: Tim Rescala, João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes encararam o desafio de escrever para um grupo jovem ávido por novas conquistas.
A orquestra tem também em seu repertório obras tradicionais da música de concerto, particularmente compositores brasileiros de várias épocas.
Além da formação orquestral, os músicos se apresentam também em formações diversas de câmara.