A Casa de Artes Paquetá é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, atuando desde 1999 junto à comunidade e visitantes.

Nossos principais objetivos socioculturais são:
– A preservação e a revitalização da Ilha de Paquetá e seu acervo cultural e natural, através de um projeto de desenvolvimento sustentável, que valorize e respeite sua identidade cultural, história, lendas, arquitetura, o paisagismo e o modo único de vida dessa comunidade.
– Estabelecer permanente diálogo com o poder público e instituições afins na construção de políticas de gestão participativa e programas de revitalização e inclusão social.

Acreditamos que esse projeto se viabiliza pelo turismo cultural de base comunitária, como principal atividade econômica não invasora, geradora de trabalho e renda, tendo a comunidade como protagonista e beneficiária, além dos veranistas e visitantes.

A Casa tem dedicada equipe comprometida com seus ideais e promove continuamente projetos de formação e capacitação para crianças e jovens, séries musicais, exposições, cursos e ações diversas relacionadas aos seus objetivos socioculturais.

De modo a captar recursos para o desenvolvimento de seus projetos a Casa de Artes participa de editais públicos na área cultural, faz uso das Leis de Incentivo e renúncia fiscal, além de ter construído uma rede de Padrinhos Culturais que apoiam nossas iniciativas e ajudam a manutenção das atividades.
E a Casa oferece ainda o Arte & Gula Café, com lanches e refeições alternativas aos demais restaurantes da ilha.